quinta-feira, 30 de setembro de 2010

"Inglesismo"


Gente, eu preciso expressar uma certa indignação sobre uma coisa que venho percebendo, e não é de hoje, nos blogs de moda e beleza principalmente, mas dá pra expandir pra outras categorias também: a quantidade de termos e palavras usadas em inglês.

Nada contra a língua inglesa, quero deixar claro isso antes. Primeiro porque sou tradutora formada em inglês, sem essa língua eu não tenho profissão. Mas, como brasileira, falo português. E tento, sempre que possível, achar uma expressão equivalente no português pra esses "inglesismos" exacerbados que existem hoje em dia.

Outro dia eu tava assistindo o programa da Marimoon na MTV, aquele que ela faz com uma tal de Titi, e fiquei impressionada com o como, em um canal que, ok, é wannabe gringo (olha eu inglesando!), mas passa no Brasil, a cada 10 palavras que a menina fala, 11 são em Inglês! Gente, essas pessoas partem do pressuposto que todo mundo hoje em dia fala inglês!

Ok que o acesso a língua é realmente maior do que há uns tempos, mããããs, tem gente que não faz a menor idéia do que a menina tá falando! Ela usou "group hug", "sooo cute", "cool" e mais uma que eu não lembro NA MESMA FRASE! E uma frase curta, diga-se de passagem. Parece que ela é melhor só porque manja o Inglês. Vem falando em Polonês comigo que aí sim vou achar sensacional (além de não entender nada)!

Voltando aos blogs de moda e beleza, as expressões mais em "alta" no momento é a "nude", "matte", "make", "in", "trend" e mais tantas que eu posso ficar meia hora fazendo uma lista aqui. Fora aquelas mais exageradas que já não chamam os produtos pelo nome em português. Hidratante labial vira "balm", delineador é "eyeliner", o famoso curvex é "curler", ainda bem que blush é blush mesmo, se não inventariam um "inglesismo" pra ele também.

Eu não acho errado usar uma expressão aqui, outra alí, mas eu tenho lido posts praticamente escritos em Inglês! Eu acho que isso exclui gente sim, e acho que tem gente que se acha por manjar a língua sim, e tenho preguiça dessas pessoas sim!!! Eu, que trabalho com isso, tenho vergonha até de responder perguntas sobre a língua, tipo, falar inglês na frente dos outros! Acho muita esnobação isso.

Então eu lanço a campanha "Vamos manter a língua portuguesa viva no meio da moda e beleza!". Gentes, ergam essa bandeira e vamos eliminar o máximo de palavras em inglês sem necessidade possível! Tem horas que não é possível, daí ok (às vezes é até divertido), mas vamos tentar fazer do "inglesismo" uma excessão no texto, e não o ponto principal!

Obrigada.
PS: Post engatado depois de um comentário do facebook da minha amiga Maíra.

Nenhum comentário: